Encceja 2024 Como Funciona

Como funciona o Encceja 2024?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, em outras palavras, o Encceja é uma avaliação que tem como principal objetivo fornecer aos jovens e os adultos que por algum motivo não conseguiram concluir seu ensino na faixa etária apropriada um diploma daquela modalidade.

Sendo assim ele pode ser comparado a um supletivo, um programa que fornece a jovens e adultos a chance de estudarem novamente e assim receberem seus diplomas. Aqueles que são aprovados no Encceja 2024 recebem então um certificado de conclusão emitido pela própria Secretaria de Educação de seu município.

como-funciona-encceja

É importante que você tente não ficar nervoso com a palavra “avaliação”, pois o sistema do Encceja é algo extremamente simples e o candidato ao Encceja apenas terá que realizar uma prova, claro que ele também deverá alcançar os pontos médios estabelecidos para conseguir ser classificado como “aprovado”.

Mas a prova é muito simples dependendo do nível que ele solicitou, sendo assim você deverá apenas atingir o número da média de pontos exigidos para conseguir então a emissão de seu certificado escolar pelo Encceja, se você não conseguir não poderá receber seu diploma.

Saiba que a prova do Encceja é uma prova que acontece anualmente e o conteúdo delas varia de acordo com o que o candidato precisa, podendo ser separadas por Ensino Fundamental ou Ensino Médio ou pelo ano letivo que você precisa concluir.

Inscrição para o Encceja 2024

Se você deseja realizar o Encceja saiba que o exame é aplicado pela Inep e que existe ao todo quatro tipos de aplicações do Encceja 2024, o que faz ele possuir editais e cronogramas diferenciados para cada um.

Eles são: o Encceja para os morados no Brasil (que é o Encceja Nacional); o Encceja para os que vivem no Brasil mas estão privados de liberdade ou que estão cumprindo alguma medida socioeducativas (que é o Encceja Nacional PPL); o Encceja para os brasileiros que vivem no exterior ( que é o Encceja Exterior) e por fim aqueles brasileiros que vivem no exterior mas então presos ou que cumprem alguma medida socioeducativa (o Encceja Exterior PPL).

Quem pode se inscrever no Encceja 2024?

Compreenda que o Encceja é feito para jovens e adultos que moram no Brasil ou no Exterior e que não possuíram a oportunidade de concluir os estudos no tempo correto, então existe algumas regras para inscrição do Encceja.

A idade mínima para a realização do Enccejaé de 15 anos completos, para aqueles que buscam o certificado do Ensino Fundamental. Caso você esteja querendo o certificado do Ensino Médio a idade mínima que você deve possuir para participar do Enccejaé de 18 anos.

A outra exigência do Encceja é que você apresente em sua inscrição o número de seu CPF.

encceja-como-funciona

Prova do Encceja 2024

Elas podem ser separadas em duas modalidades, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

  • Prova do Encceja 2024 Ensino Fundamental

    1. Ciências Naturais;
    2. História e Geografia;
    3. Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
    4. Matemática.
  • Prova do Encceja 2024 Ensino Médio

    1. Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
    2. Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    3. Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
    4. Matemática e suas Tecnologias.

Mais Sobre a Prova do Encceja 2024



Mais informações acesse www.encceja.net

3 comentários

  1. romeu pereira da disse:

    oi boa tarde alguen pode me imforma qual e a pagina que podemos fazer esta inscrisao para prova do enceeja 2024

  2. marcia cristina dos santos de oliveira disse:

    ola gostaria de conferir minha inscrição para o provão dia 5 de agosto mas não consigo encontrar o acesso para ver se foi feita corretamente minha inscrição.
    Se poder ajudar-me agradeço.

    1. Michele cristina anacleto da silva. disse:

      Ola,eu queria muito saber o dia da inscrição e o dia da prova. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *